Algumas considerações iniciais

Tentarei manter uma regularidade nas postagens, mas não combinarei prazos. Por ser uma das válvulas de escapes utilizadas por mim, deixarei que este blog seja alimentado de acordo com a inspiração, e não com o calendário.

Gosto dos comentários. Não são, para mim, apenas um sinal de popularidade, como a maioria dos blogs que vejo. Eles têm um significado maior, que é o de saber como as pessoas que aqui estão pensam sobre os assuntos que comento. Portanto, fique à vontade para escrever. Na medida do possível, responderei a cada um deles.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Nossos dados vazaram!!!

Em primeiro lugar, peço desculpas pela falta de originalidade nessa postagem. Mas ao ler esse texto do Luiz Fernando Veríssimo, pensei sobre essa situação em que nossos dados cadastrais são comercializados entre as empresas, tirando nossa privacidade, nos importunando com diversas ligações de call center, com pessoas querendo vender produtos os mais diversos possíveis. Já questionei algumas atendentes de telemarketing sobre como a empresa em que ela trabalha sabia tantos dados meus, já que eu nunca havia feito cadastro com eles. A resposta sempre é a mesma: não sei! (ou, melhor: não estarei sabendo responder essa pergunta, senhor!)
Vamos ao excelente texto do Veríssimo:
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PEDINDO UMA PIZZA EM 2015

-Telefonista: Pizza Hot, boa noite!
-Cliente: Boa noite, quero encomendar pizzas...
-Telefonista: Pode me dar o seu NIDN?
-Cliente: Sim, o meu número de identificação nacional é 6102-1993-8456-54632107.
-Telefonista: Obrigada, Sr.Lacerda. Seu endereço é Av. Paes de Barros, 1988 ap. 52 B, e o número de seu telefone é 5494-2366, certo? O telefone do seu escritório da Lincoln Seguros é o 5745-2302 e o seu celular é 9266-2566.
-Cliente: Como você conseguiu essas informações todas?
-Telefonista: Nós estamos ligados em rede ao Grande Sistema Central.
-Cliente: Ah, sim, é verdade! Eu queria encomendar duas pizzas, uma quatro queijos e outra calabresa...
-Telefonista: Talvez não seja uma boa idéia...
-Cliente: O quê?
-Telefonista: Consta na sua ficha médica que o Sr. sofre de hipertensão e tem a taxa de colesterol muito alta. Além disso, o seu seguro de vida proíbe categoricamente escolhas perigosas para a sua saúde.
-Cliente: É, você tem razão! O que você sugere?
-Telefonista: Por que que o Sr. não experimenta a nossa pizza Superlight, com tofu e rabanetes? O Sr. vai adorar!
-Cliente: Como é que você sabe que vou adorar?
-Telefonista: O Sr. consultou o site "Recettes Gourmandes au Soja" da Biblioteca Municipal, dia 15 de janeiro, às 14:27h, onde permaneceu ligado à rede durante 39 minutos. Daí a minha sugestão...
-Cliente: OK, está bem! Mande-me duas pizzas tamanho família!
-Telefonista: É a escolha certa para o Sr., sua esposa e seus 4 filhos, pode ter certeza.
-Cliente: Quanto é?
-Telefonista: São R$49,99.
-Cliente: Você quer o número do meu cartão de crédito?
-Telefonista: Lamento, mas o Sr. vai ter que pagar em dinheiro. O limite do seu cartão de crédito já foi ultrapassado.
-Cliente: Tudo bem, eu posso ir ao Multibanco sacar dinheiro antes que chegue a pizza.
-Telefonista: Duvido que consiga, o Sr. está com o saldo negativo no banco.
-Cliente: Meta-se com a sua vida! Mande-me as pizzas que eu arranjo o dinheiro. Quando é que entregam?
-Telefonista: Estamos um pouco atrasados, serão entregues em 45 minutos. Se o Sr. estiver com muita pressa pode vir buscá-las, se bem que transportar duas pizzas na moto não é aconselhável, além de ser perigoso...
-Cliente: Mas que história é essa, como é que você sabe que eu vou de moto?
-Telefonista: Peço desculpas, mas reparei aqui que o Sr. não pagou as últimas prestações do carro e ele foi penhorado. Mas a sua moto está paga, e então pensei que fosse utilizá-la.
-Cliente: @#%/§@&?#>§/%#!!!!!!!!!!!!!
-Telefonista: Gostaria de pedir ao Sr. para não me insultar... não se esqueça de que o Sr. já foi condenado em julho de 2006 por desacato em público a um Agente Regional.
-Cliente: (Silêncio)
-Telefonista: Mais alguma coisa?
-Cliente: Não, é só isso... não, espere... não se esqueça dos 2 litros de Coca-Cola que constam na promoção.
-Telefonista: Senhor, o regulamento da nossa promoção, conforme citado no artigo 095423/12, nos proíbe de vender bebidas com açúcar a pessoas diabéticas...
-Cliente: Aaaaaaaahhhhhhhh!!!!!!!!!!! Vou me atirar pela janela!!!!!
-Telefonista: E machucar o joelho? O Sr. mora no andar térreo!